Que assunto complicadinho de se falar. Pois é, antes de escrever para vocês passei por algumas experiências e junto a elas tive descobertas que geraram perguntas e que me levaram a pesquisar em vários sites sobre o assunto.
Quando Manuela nasceu tive dificuldade em amamentar pois não tina feito o bico do peito. Demoraram algumas semanas para Manu pegar e para minha felicidade conseguimos (toda mamãe sabe que é muito triste e frustante o não conseguir amamentar). Passamos essa primeira etapa, mesmo com muita dor, bico rachado e sangue saindo! Mas muito feliz por estar amamentando. Um viva, eu consegui!!!
É, eu consegui, mas tem muitas mamães que não tem ou não tiveram a mesma sorte que eu, podendo se sentir menos mãe por não conseguirem amamentar. Bobagem.
Aí que entra o grande assunto que desejo compartilhar com vocês, polêmico mas para mim muito importante.
Depois de assistir em programas de TV diversas matérias sobre amamentação e desmame, cheguei a uma conclusão:
Amamentar é muito bom SIM, foi para meu bebe e para mim. E a pergunta é até quando?
Já fui muito criticada pois Manuela já esta com 1 ano e 8 meses e ainda mama. Falam que já passou do tempo e que já não tem nem um beneficio para o bebe. No meu caso, discordo por completo pois Manuela com 1 ano e 7 meses me ensinou o que é ter um grande vinculo através da amamentação. Por favor não me entenda mal, não é que as mamães que não amamentam não terão vinculo com seu bebe mas acredito que com o peito esse vinculo se fortalece.
A minha experiência foi a três semanas atrás, quando tive a minha primeira tentativa de desmame.
Foi fantástico como Manu me respeitou quado falei que estava com dodói no "pepeito". Recebi beijos e carinhos por 3 dias, só dando de mamar à noite na hora de dormir. No quarto dia Manu teve um pequeno acidente, ( o corte na boca) a primeira coisa que ela pediu no momento do choro foi o "pepeito" dela. Fiquei super tentada em dar de mamar para poder consolar minha princesa mas neguei. Nossa como meu coração partiu quando ela me olhou com aquela carinha triste e chorosa. Cedi na hora. No momento que fui dar o peito ela rejeitou e chorando fazia carinho no peito e falava: dodoi mamãe, dodoi! Gente se isso não for vinculo o que é então? Ela entendeu que eu estava com o peito machucado (mentira) e que não poderia amamentar. Depois de explicar para ela que não estava machucado e que poderia mamar aos poucos ela foi mamando devagarzinho. Que fofura minha princesa. Depois dese dia EU ENTENDI que não estávamos preparadas para o desmame e decide esperar até janeiro.
O que eu aprendi com tudo isso foi que o vinculo criado através da amamentação é muito forte.
E que esse beneficio do amamentar não é só para suprir a "carência de uma mãe", como muitas vezes já escutei. NÃO! É um beneficio para toda vida da criança!
AMO AMAMENTAR!
TE AMO FILHA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário